Se buscarmos no dicionário o significado da palavra saudade podemos compreender um pouco melhor. É um substantivo e quer dizer “sentimento nostálgico provocado pela distância de (algo ou alguém), pela ausência de uma pessoa, coisa e local, ou ocasionado pela vontade de reviver experiências, situações ou momentos já passados”.
Dessa definição podemos compreender algumas coisas, a saudade indica a falta de algo que se tinha, se passarmos isso aos sentimentos diremos que a saudade acontece quando não temos mais alguém que víamos continuamente e que gostamos muito.
Você sabe o que é "efeito rebote"?
Geralmente é algo que acontece logo após o uso de uma substância que melhora alguma coisa na gente...a explicação pode ser meio genérica, mas quem usa Sorine sabe do que eu tô falando... "nossa, começou um texto de saudade falando de nariz!"
Tem uma explicação...esse efeito rebote aparece em várias ocasiões na nossa vida, ainda mais quando falamos de sentimentos - que nada mais são que uma onda atravessando nosso corpo e pensamento e, muitas vezes, também nos fazendo produzir sensações e vontades.
Saudade não é exceção desse processo, pelo contrário...
Saudade é um dos rebotes mais fortes que podemos ter.
Por quê!?
Porque quando sentimos que a Saudade encosta na gente, sempre precisamos pensar no que fazer com ela depois... "mas e o durante? O que eu faço com a Saudade?"
Tem gente que faz brigadeiro.
Tem gente que vai correr.
Tem gente que faz merda e liga pro ex.
Tem gente que toma uma atitude (aleluia!).
Tem gente que espera a onda passar depois de se deixar atingir.
Sentir saudade de algum momento ou de alguém é a prova de que valeu a pena ter vivido aquilo tudo... o que fazer com o depois é que complica a equação.
Aprender a lidar com a falta, com um vazio que não se preenche, saber que existe hora de esperar até poder matar a Saudade.
Dizem, por fim, que sentir saudade é melhor do que viver sem nunca a ter sentido...sem saber o que é isso.
Cada um que se vire, não é?
Porque saudade, ainda que arranque sorrisos algumas vezes, vira e mexe volta pra nos arrancar pedaços - geralmente do coração.
beijos e carinho, bell