psiuu...
bom domingo!
que seja doce...
"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo” (Oscar Wilde)
quantas vezes falamos alho e o outro entende bugalho? falta interpretação de texto, muitas vezes por N razões não interpretamos direito o que lemos, aí formam se atritos imensos, e mágoas desnecessárias.
É preciso cuidar das palavras, elas podem erguer ou derrubar, mas é necessário lermos direito, interpretarmos o que se escreveu>> hermenêutica.
O termo "hermenêutica" remete ao deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, aquele que traz notícias. O hermeneuta seria aquele que tanto transmite quanto interpreta uma mensagem, já que não é possível separar uma coisa da outra. Por conseguinte, hermenêutica seria a arte de interpretar o sentido da palavra do autor.
Para o filósofo Wilhelm Dilthey (1833-1911) a pergunta fundamental da hermenêutica é: "como é possível o compreender?" Ou seja, o que me torna capaz de compreender o que outra pessoa disse ou "quis dizer"?
Geralmente interpretamos os textos segundo nossas vivências, o que nem sempre corresponde às vivências das outras pessoas.
um desafio pra ver se você consegue interpretar corretamente um texto:
responda:
Para chegar à resposta correta, é preciso prestar bastante atenção na questão: “onde é que tem dois sete, dois zeros?“. Note que o texto diz: “dois sete”. E aqui muita gente já se confunde com dois números setes sem perceber que o “sete” não está no plural – então não pode ser dois. Para que a resposta fosse ’77’, o certo seria o enunciado pedir “dois setes”.
Então, agora deve estar mais claro: o que é exigido na resposta é o número 27 (vinte e sete), que é o 2 + 7. Sacou? Nada de desconsiderar o plural, hein? Mesmo que na forma oral as pessoas ‘economizem’ alguns ‘s’, para a língua escrita essa letrinha faz toda a diferença.
Assim, fica claro que a primeira parte da resposta é: 27.
A pergunta segue com “dois zeros”. Aqui, o plural existe, então deve ser buscado um 00 na resposta. A regra é a mesma que na primeira parte, mas, desta vez, o ‘s’ faz toda a diferença ao contrário. Perceba que, se estivesse escrito “dois zero”, no singular, o número procurado seria o 20.
Concluindo, a segunda parte da resposta é: 00
. Juntando tudo, a resposta correta só pode ser uma: 2700! Então acertou em cheio quem apostou na Letra C!
percebem que " ler " direito faz toda a diferença?
beijos e carinho, bell