oies, bom dia!
Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.
O estresse além de afetar a mente, pode também provocar tensão muscular, queda de cabelo, tontura e dor de cabeça frequente, podendo se manifestar em pessoas de todas as idades, sendo por isso, muito importante seguir algumas técnicas de relaxamento, de forma a prevenir estes sintomas ou o agravamento de doenças já existentes.
,A meditação pode deixar a pessoa mais calma, e pode ser praticada em qualquer lugar ou em qualquer momento. Durante a meditação, a concentração aumenta, e são eliminados alguns pensamentos confusos que podem estar na origem do estresse, promovendo um maior bem-estar físico e emocional, devolvendo equilíbrio e paz interior.
Existem vários tipos de meditação:
Meditação guiada: com este método de meditação, deve-se formar imagens mentais de lugares ou situações que se considerem relaxantes. Para isso, devem-se usar os sentidos através de cheiros, sons, imagens e texturas, podendo ser ou não guiada por um profissional;
Mantra: neste método de meditação, repete-se lentamente uma palavra, frase ou pensamento que ajude a acalmar, de forma a evitar distrações;
Mindfulness: este tipo de meditação baseia-se em ter uma maior consciência e aceitação de viver no momento presente. Deve ser feito numa posição confortável, vivendo apenas o momento presente, e caso surja algum sentimento ou preocupação, deixar passar sem focar nele, julgar ou fazer planos.
Qi gong: esta técnica normalmente combina meditação, relaxamento, movimento físico e exercícios de respiração para restaurar e manter o equilíbrio;
Tai chi: este é um tipo de meditação com artes marciais chinesas em que se realizam lentamente determinadas posturas e movimentos, enquanto se respira profundamente;
Yoga: são realizadas posturas e exercícios de respiração com música relaxante, para promover um corpo mais flexível e uma mente calma. À medida que a pessoa se move através de poses que exigem equilíbrio e concentração, concentra-se menos em seu dia agitado e mais no momento.
Sou ligada no 220v o tempo todo, pra controlar a ansiedade e o estresse, faço yoga pra relaxar o corpo, porém minha mente fervilhante não consegue ficar Zen, então me recomendaram " um coaching de relaxamento"
e lá fui eu em uma sessão.
Entrei no consultório da coaching já achando que nem deveria ter vindo, mas já que estava ali o melhor era relaxar.
Falamos um pouco sobre amenidades, ela sugeriu que ficasse à vontade, se quisesse deitar ou ficar de forma mais cômoda no sofá.
Fizemos alguns exercícios de respiração então ela me diz:
-Você prefere mata ou praia?
Hum...Mata ou praia? Mata ou praia? Não sei!
Mata é tão bom, tem toda aquela energia...pensei no verde, nos pássaros nas cachoeiras, mas ao mesmo tempo pensei e a praia? com o mar, a areia, o sol, o cheiro, a força, o calor...
não conseguia me decidir entre a mata e o mar
Meu Deus! A coaching está esperando. Decida logo Bell! Qual é o meu problema? Mata ou praia?
Mata!, não, Praia!
Aí, que coisa difícil...que pressão... isso não pode ser relaxamento.
disse a coaching: - imagine que você está andando nessa mata. Perceba a luz, o som, as cores...
Lá fui eu andar na mata. Imaginei sons de passarinhos, riacho, várias árvores bem altas, senti a terra quando pisei descalça no chão.
Tudo muito bom. Não... faltou alguma coisa.
Por que devo escolher entre mata e praia?
Este pensamento incomodou-me muito.
Resolvi acabar com ele...Plin!
Coloquei uma praia ao lado da mata.
Lindo! Perfeito!
Caminhei na mata e olhei o mar, senti a brisa e o cheiro.
Criei um lugar incrível: uma praia que termina na mata.
Perdida nos meus conflitos de construção de cenário, já não fazia ideia do que a coaching me mandou fazer.
Cansada de andar, resolvi improvisar. É hora de descansar.
Resolvi criar uma clareira.
Hum... Quero uma poltrona confortável com almofadas fofinhas...
Estou adorando isso!
Sentei na poltrona e dali vi o mar.
Achei meu lugar perfeito no mundo.
De repente fui sugada para a realidade. A coaching alisou meu braço me chamando.
- Gostou? ”
- Sim, muito. Estou muito bem. Obrigada.
- Quando estiver tensa visite essa mata, vai se sentir melhor.
Saí bem relaxada, satisfeita comigo por ter descoberto um lugar só meu no mundo e aliviada pela coaching não ter descoberto que eu não escolhi entre mata e praia.
É super importante tirarmos um tempo pra cuidar da gente, do corpo e da mente,
Não importa os métodos que usamos, o importante é termos paz de espírito.
Esses dias me sentia super estressada, e de brincadeira comecei a entoar um mantra que criei: " desapega maluca, desapega " começou na brincadeira e foi o que me ajudou a ordenar os pensamentos...
Vocês nem podem imaginar como me ajudou!
beijos e carinho, bell
https://www.youtube.com/watch?v=BGrqcIT6hiM