Em uma primeira descida dentro de testes prévios ao resgate, a cápsula teve um problema na porta, o que atrasou ainda mais os trabalhos. Corrigido o imprevisto, um especialista conseguiu chegar ao fundo da mina para preparar a subida dos operários.
A estimativa é de que a retirada de todos os mineiros dure de 24 a 48 horas. O primeiro resgatado deve ser Florencio Avalos, que será recebido pelo próprio presidente chileno, Sebastián Piñera.
Florencio foi responsável na maioria das vezes por gravar as imagens de vídeo enviadas à superfície. Espera-se que o segundo seja Mario Sepúlveda e que depois sejam resgatados Juan Llanes e o boliviano Carlos Mamani Solis. O líder dos mineiros, Luis Urzúa, será o último a deixar a mina.
expectativa é de que o os mineiros façam o trajeto de cerca de 600 metros em média de 20 minutos e com os olhos fechados. Assim que chegarem à superfície, todos receberão óculos escuros especiais para voltar a acostumar a vista após tanto tempo num espaço de pouca iluminação.
Conforme forem sendo resgatados, os mineiros passarão por exames médicos no próprio acampamento. Depois, vão se reunir com parentes, antes de serem levados de helicóptero para um hospital na cidade de Copiapó.